Fafire - Publicações

Apresentação

A Lumen é um periódico da Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE - destinado à publicação de trabalhos científicos do meio acadêmico, recebendo, também, contribuições de outras IES. Criada em 1948, em edição impressa, foi inicialmente veiculada em edições anuais e semestrais, de forma alternada, mantendo a regularidade semestral a partir de 2003.

Através desse periódico, a FAFIRE busca estabelecer a interlocução de saberes entre centros acadêmicos locais, nacionais e internacionais, estando aberta à apresentação de pesquisas através de artigos, ensaios, entre outras formas de socialização do conhecimento.

Fiel ao lema Tradição e Modernidade, a FAFIRE não poderia deixar de oferecer, através das novas redes de comunicação, o conhecimento científico produzido e/ou acolhido no âmbito institucional. Desse modo, a fim de ampliar a veiculação desses conhecimentos, a Lumen integra-se, a partir de 2014, à ampla cadeia de usuários da web.

Nessa perspectiva, a revista Lumen on line se constitui como mais um instrumento de consolidação da missão institucional, no sentido de "oferecer uma educação integral de qualidade, promovendo a formação humana e profissional comprometida com a construção de uma sociedade justa e fraterna, fundamentada em princípios éticos, cristãos e na intuição pedagógica de Paula Frassinetti".

Preservando a política da versão impressa, a Lumen on line pretende manter a mesma linha editorial, no que tange à publicação semestral, bem como aos objetivos do periódico no sentido de oferecer um espaço aberto e de natureza multidisciplinar, preservando, deste modo, a preocupação institucional de fortalecer o diálogo entre os princípios básicos da formação humana e as ciências modernas.
Sendo assim, é meta da revista compartilhar o conhecimento produzido através de pesquisas e/ou trabalhos científicos, incentivar a coexistência de saberes, discutir e publicar assuntos relevantes para a sociedade contemporânea, estimular a colaboração de alunos e professores pesquisadores da IES, bem como buscar a parceria intelectual com outras instituições que garantam a diversidade de perspectivas teórico-metodológicas.

Ao socializar a produção da comunidade acadêmica e de outros segmentos sociais, a missão do periódico se consolida, principalmente, na veiculação de ideias e de perspectivas críticas, possibilitando a publicação de discentes e docentes vinculados aos programas de graduação, pós-graduação, extensão e iniciação científica, mobilizando leitores e estimulando o debate e novas investigações. Dessa forma, a revista busca incentivar o diálogo frutífero que inclui pluralidade e diversidade de olhares, evitando, por isso, possíveis reducionismos.

Como instrumento de (trans)formação, a Lumen enfatiza o caráter multidisciplinar, contribuindo com diversos contextos educativos e culturais.

Espera-se, com esse novo formato da revista, uma repercussão de maior alcance em todos os sentidos explicitados na linha editorial e na missão do periódico, acima dispostos.

FAFIRE, 30 de abril de 2014.
Liliane Jamir
Editoria científica