Fafire - Publicações
Apresentação

O Curso de Letras da Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE - apresenta estes ANAIS ELETRÔNICOS do evento Viva a Pernambucanidade Viva, cuja 18ª edição, realizada em 31 de outubro e 1º de novembro de 2018, versou sobre o tema PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL: RESPONSABILIDADE DO EDUCADOR.

O evento homenageou o escritor Marcus Accioly, falecido em 21 de outubro de 2017, detentor de uma rica produção literária (poesias, cordéis, contos, músicas), integrante da Geração 65 e do Movimento Armorial e membro da Academia Pernambucana de Letras, na qual ocupou a cadeira 19, além de ter conquistado vários prêmios.

Com início em 1995, o Viva a Pernambucanidade Viva vem se mantendo como espaço de promoção da cultura e da literatura, cujo histórico vem delineando gradativamente um painel de temas, personagens e valores de nossas tradições, no intuito de preservá-las e difundi-las de forma significativa.

Além de valorizar a produção de estudantes, profissionais, especialistas e artistas pernambucanos dos diversos segmentos da cultura e do conhecimento em geral, os ANAIS cumprem metas institucionais no que concerne à construção e à socialização do conhecimento, à valorização e incentivo à pesquisa, à articulação entre ensino e pesquisa, bem como o necessário intercâmbio entre a graduação e a pós-graduação, além de fomentar o processo de formação continuada do quadro docente da Instituição.

Em forma de resumos expandidos, elaborados a partir dos trabalhos apresentados nas sessões coordenadas de comunicação oral, os ANAIS ampliam a proposta de publicações institucionais, na medida em que disponibilizam o acervo produzido no meio acadêmico, notadamente pesquisas desenvolvidas na área específica do Curso de Letras.

Esta quinta edição traz 20 resumos expandidos, organizados de acordo com os eixos temáticos das sessões coordenadas de comunicação, relacionados no sumário desta edição.

Esperamos que os trabalhos ora publicados possam contribuir para a formação acadêmica e profissional de nossos graduandos e pós-graduandos, e que os leitores se sintam motivados a também participar de forma ativa em eventos subsequentes e futuras publicações.

Recife, 01 de novembro de 2018.
A equipe organizadora dos Anais do VPV 18